sábado, 3 de outubro de 2009

Escola Inovadora


Hoje tive o prazer de conhecer pessoalmente Ana Elisa Siqueira,Diretora da Escola Municipal Amorin Lima,da cidade de São Paulo.Ela foi responsável pela grande transformação que houve na escola.

Arrancou as grades da escola,derrubou muros e mobilizou professores,pais e alunos a darem as mãos e concretizarem o projeto.

Ana Elisa dirige, desde a década de 90, uma das escolas mais admiradas no que se refere a sistema educacional inclusivo. inspirado na Escola da Ponte de Portugal.

Ana foi muito vanguardista e hoje multiplica suas experiências com todos nós.

Obrigada pela manhã!


Abaixo uma entrevista concedida ao Jornal Escola Comunidade.


JEC: Por que sonhar com uma aprendizagem que não tem fronteiras?

Ana Elisa: Porque sonhar não custa nada. Sonhar com uma educação livre, sem fronteiras, um método dinâmico, onde a regra não é o princípio dos educadores. Damos autonomia aos alunos e isso eleva a autoestima. Paredes e salas de aula nunca foram sinônimos de aprendizagem de sucesso. Por isso nossa é escola é diferente

JEC: A autonomia nesse processo de aprendizagem resolve problemas de exclusão?

Ana Elisa: Acredito que é preciso que todo indivíduo deva ser autônomo e essa autonomia precisa ser construída, moral e intelectualmente. Trabalhamos diariamente pelo sucesso de todos aqueles que lá estudam


JEC: Em quais realidades isso ainda não pode ser aplicado?

Ana Elisa: Todo projeto é possível de ser implantado em qualquer lugar, desde que haja força de vontade, comprometimento, e, em especial, sonho. É preciso contar com uma equipe engajada e com uma sociedade participativa, acima de qualquer coisa, para que uma iniciativa seja sucesso dentro de uma realidade.

JEC: Quais os motivos para tamanha reforma?

Ana Elisa: A escola que se tinha não era a escola que se queria. Pensamos e repensamos toda a realidade daquela comunidade. Passamos a perceber os problemas, as peculiaridades da escola. Em conjunto com a comunidade, percebi que os moldes tradicionais nada adiantariam para transformar aquela situação. Antes de tomar qualquer decisão a comunidade é consultada.




Um comentário:

  1. É tão bom saber que escolhemos o que parece ser a solução de um pais.
    Não digo pelos grandes nomes que poderão se formar mas pelos grandes seres humanos que partiram sua vida em diante com um pouco de nós..
    è bem isso mesmo..Apenas educar hj já não é o suficiente,temos que mostrar a estes futuros cidadãos o valor de uma pessoa.
    Parabéns pela iniciativa Bel.. td de bom..
    Bjo

    ResponderExcluir